sexta-feira, 5 de abril de 2019

Barragem de Belo Jardim volta a acumular água depois de três anos


Os moradores do município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, já podem comemorar. Depois de três anos sem funcionamento, a Barragem Pedro Moura Jr. voltou a acumular água graças às últimas chuvas registradas na região. O reservatório, que faz parte do sistema adutor do Ipojuca, chegou a armazenar um volume de 3,5 milhões de metros cúbicos de água, 10% de sua capacidade total.

Com a boa notícia, os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estudam a possibilidade de retomar a operação da barragem para reforçar o abastecimento de 160 mil pessoas nas cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una. Antes, elas eram atendidas pelo Rio São Francisco por meio de interligação entre as Adutoras do Moxotó e do Agreste.

Além da reativação, a Compesa também comemora a finalização das obras de ampliação do armazenamento do reservatório de 30,7 milhões para 35 milhões de metros cúbicos de água, 11% a mais que a capacidade anterior. Realizado durante o período de seca extrema, o projeto foi idealizado com a autorização do Governo do Estado em investir R$ 5 milhões.

Fonte: OP9

(Apoio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário