terça-feira, 30 de abril de 2019

Pernambuco tem 74 cidades com risco de surto de dengue, zika e chikungunya


Dos 184 municípios pernambucanos, 74 estão em risco de apresentar surto de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados são do 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) e constam no boletim de arboviroses, divulgado pela Secretaria de Saúde do estado esta terça-feira (30).

No último levantamento do estado, divulgado o começo do ano, eram 59 em risco, ou seja, um aumento de 25,42%. Os dados do primeiro LIRAa também constam no relatório divulgado nesta terça pelo Ministério das Saúde, que apontam que quase mil cidades têm risco de surto no país.

O objetivo do LIRAa é indicar o risco de transmissão das arboviroses em uma população. Outras 84 cidades estão em alerta para a doença no estado, enquanto 25 têm situação considerada satisfatória. Apenas um município não informou dados sobre infestação.


Rodrigo Said, coordenador geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes, aponta que é preciso combater os focos de mosquito. "Desde o final do ano passado, as condições ambientais foram propícias, regime de chuvas mais prolongados", apontou.

Arboviroses


O boletim de arboviroses aponta para um aumento nas notificações de dengue, zika e chikungunya em Pernambuco até o dia 20 de abril, considerada a 16ª semana.


O estado já confirmou, neste ano, 1.563 casos de dengue, outros 50 de chikungunya e 17 de zika. Foram notificadas 21 mortes por arboviroses, mas não houve nenhuma confirmação até o momento.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário