sábado, 12 de maio de 2018

Vacinação contra a gripe mobiliza postos de saúde neste sábado


Uma mobilização nacional para vacinar os mais vulneráveis à gripe será realizada neste sábado (12) em todo o país. O chamado "Dia D" vai mobilizar estados e prefeituras, que devem abrir postos de referência em cada localidade.

A expectativa do Ministério da Saúde é aumentar a quantidade de vacinados, que até agora chegou a 26,4% do público-alvo (13, 6 milhões de pessoas). A vacina gratuita contra a gripe é direcionada a públicos específicos e aqueles com maior risco de reações graves. São eles:

-Idosos acima de 60 anos;

-Gestantes;

-Trabalhadores de saúde;

-Professores da rede pública e privada;

-Gestantes e mulheres que realizaram parto há até 45 dias;

-Indígenas;

Pessoas privadas de liberdade.

Diferente de outras imunizações, a vacina contra a gripe é sazonal. Ela não está disponível nos postos de saúde o ano inteiro e há um período específico que ela deve ser tomada. Todos os anos, o Ministério da Saúde começa a campanha geralmente um pouco antes do inverno, quando há maior circulação do influenza, o vírus causador da gripe.

Neste ano, a campanha contra a gripe vai até o dia 1º de junho. A pasta espera vacinar 54,4 milhões de pessoas até o final da mobilização, que começou no dia 22 de abril.

A vacina contra a gripe é feita com vírus morto e não há a possibilidade de pegar gripe por meio da vacina. Segundo especialistas, o imunizante pode deflagrar um pequeno mal-estar pela reação do sistema imune.

De acordo com especialistas, a vacina é considerado seguro e há quase nenhuma contraindicação (exceto pessoas com alergia prévia à vacina).

Pessoas com doenças graves, inclusive, podem tomar a vacina e procurar um posto de saúde.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário