quinta-feira, 24 de maio de 2018

'Se não tivermos resposta hoje, será o caos', diz líder de caminhoneiros

Foto: Fernando Frazão / Agência brasil

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, foi categórico: a manifestação só será interrompida após o governo federal zerar o PIS/Cofins sobre o valor do combustível e publicar a decisão no Diário Oficial da União (DOU). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (24/5), na sede da instituição.

"Por enquanto, isso já está prometido, mas ainda não está carimbado", afirmou. "Tem que tirar o PIS/Cofins e a Cide. A Cide já foi. O presidente (Temer) pediu trégua de uma semana. Isso não damos, mas dois dias podemos dar para eles se arranjarem. Mas para acabar de vez, tem que ser aprovado, assinado e publicado", completou Lopes. 

A Câmara dos Deputados já aprovou a redução no imposto, agora é a vez do Senado Federal. Porém, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, marcou uma viagem para o Ceará hoje, o que deve atrapalhar o andamento do projeto. "Se o presidente do Senado tiver ido para o Ceará, é porque ele quer ver o circo pegar fogo", afirmou Lopes. "O meu sentimento (com a notícia de Eunício) é de revolta. Nas entrevistas, apareceram os presidentes da Câmara e do Senado dizendo que iam resolver", reclamou. A última etapa é a sanção do presidente da República, Michel Temer.

Nesta tarde, Lopes tem outra reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a partir das 14h, quando espera uma resposta definitiva. "A nossa preocupação é que, se não tivermos uma resposta hoje à tarde, vai ser um caos neste país", afirmou.

Petrobras


A redução de 10% no preço do Diesel por 15 dias, anunciada pelo diretor da Petrobras na noite de quarta-feira, também não foi o bastante para a categoria. "Isso foi uma tentativa da Petrobras para ver se mexia com o movimento, se sensibilizava, mas, pelo contrário, revoltou mais ainda", alegou. E questionado sobre a possibilidade de a estatal oferecer um prazo maior, Lopes também negou que isso fosse resolver o problema. "Vai apenas ajudar."

Além disso, o presidente da Abcam também negou que tivesse participado de reuniões nesta manhã e autorizado a suspensão do movimento. Assim como negou qualquer impedimento para passagem de caminhões que carregam "remédios, cargas vivas, produtos perecíveis e oxigênio para os hospitais". "A nossa preocupação é que, se não tivermos uma resposta hoje à tarde, vai ser um caos neste país", afirmou.


Para ele, apesar dos problemas de abastecimento na cidade, essa manifestação tem total apoio da população. "A sociedade vai ficar mais a favor quando tirar o PIS/Cofins do diesel. Não é só para o autônomo, é de uma maneira geral. A sociedade vai se beneficiar com isso", avaliou.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário