quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Vésperas de Natal e Ano Novo: bares e restaurantes funcionarão apenas até as 20h


Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (10), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach divulgou que, após diálogo com o setor de bares e restaurantes, ficou estabelecido que os serviços de alimentação só funcionarão até as 20h nas vésperas de Natal e Ano Novo. O intuito é fazer com que as pessoas passem as festividades nas suas residências apenas com o núcleo familiar.

O secretário também informou que o governo estadual está providenciando uma cartilha para esclarecer todas as dúvidas a respeito das novas determinações anunciadas na última segunda-feira (7), quando o governo estadual proibiu shows, festas e similares, o que inclui apresentações ao vivo em bares e restaurantes, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes. A exceção é para casamentos, formaturas e eventos sociais similares. A previsão é que a cartilha seja publicada nesta sexta-feira (11).

Comércio varejista


Também foi anunciado que o horário permitido para o funcionamento do comércio varejista do estado será estendido para de 9h às 0h, a partir desta sexta-feira (11) até o dia 23 de dezembro.

"Aproveitamos também para informar que estamos ampliando o horário de funcionamento do comercio varejista tanto de rua como centros comerciais como shoppings centers, para que possam funcionar no horário das 09h a 00h, a partir de amanhã até o dia 23 de dezembro de forma a diluir o número de pessoas no horário ampliado tentando evitar aglomerações", disse Bruno Schwambach.

Novo decreto


Com aumento nos números da covid-19 no Estado, o governo de Pernambuco realizou um pronunciamento durante a tarde dessa segunda-feira (7), determinando que as festas de Natal e Revéillon estão canceladas em todo o estado. A medida foi tomada como forma de contenção ao avanço do vírus e vale tanto para eventos gratuitos quanto para pagos, independentemente da quantidade de pessoas. 

Na ocasião, participaram o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. A transmissão foi feita ao vivo, através do canal oficial do governo no YouTube.

"O governo de Pernambuco está publicando amanhã um novo decreto válido para todo o território com proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes, com exceção de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpridos os protocolos. Além disso, com base no atual momento epidemiológico, estamos proibindo a realização de shows e festa de Natal e revéillon, incluindo os realizados em espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos assim, com ou sem cobrança de ingresso. Este decreto entra em vigor amanhã. A fiscalização, a partir de agora, será ainda mais intensa", declarou o secretário de Saúde do Estado, André Longo. 

Alta nos indicadores


Na ocasião, o secretário abordou também a questão da alta nos números da covid-19. "Encerramos a semana epidemiológica 49, no último sábado, com alta nos indicadores de solicitações de UTI, de casos de síndrome respiratória aguda grave, além de aumento nas taxas de ocupação de leitos. Dessa forma, esta é a terceira semana de alta nos indicadores. Saímos de um quadro de oscilações para uma tendência de crescimento de casos", explicou André Longo.

Fonte: NE-10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário