quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Sobe para cinco o número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

Foto: Tião Siqueira/JC Imagem

O número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco subiu para cinco. Os novos dados foram divulgados durante coletiva da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no fim da tarde desta quinta-feira (27). Todos os pacientes estão sob monitoramento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, na área central do Recife. Um deles está na  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por ter apresentado uma alteração no raio-x de tórax.

“Teremos que conviver com esta situação de casos suspeitos. A maioria será certamente descartado, pois influenza (gripe) é ainda um problema sério no Brasil”, explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

O perfil dos pacientes com suspeita de coronavírus
Dos três casos suspeitos divulgados nessa quarta-feira (26), o de um homem de 41 anos, que estava internado em um hospital particular do Recife, foi descartado. O exame testou positivo para influenza B. Dos casos divulgados nesta quinta-feira (27), um deles é o de um homem de 37 anos que está na UTI do Hospital Oswaldo Cruz por ter apresentado alteração no raio-x de tórax.

1º caso - Uma mulher pernambucana, de 51 anos, que desembarcou no Recife na tarde da última terça (25.02) em voo doméstico proveniente da Itália (país europeu com casos confirmados do vírus) com conexão em São Paulo. A paciente foi atendida ainda no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para primeiro atendimento. Em seguida, ela foi levada em ambulância do Samu Recife para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das referências estaduais para atendimento de casos suspeitos do coronavírus. Desde então, ela está no isolamento. Nesta quarta-feira (26), a paciente está com quadro de saúde estável e evoluindo bem. A mulher não apresenta mais febre nem tosse, e teve melhora considerável da dor de garganta. Ela continua sendo monitorada pela equipe do Huoc. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) já realizou os exames para influenza A e B, que deram negativo. O Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional, fará os testes para outros vírus respiratórios e o específico para confirmar ou descartar Covid-19.

2º caso - O homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália, notificado nessa quarta-feira (26). Ele chegou ao Estado no último dia 14, contudo, só veio apresentar sintomas (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar) na última terça-feira (25). O jovem procurou o Huoc nesta quarta, onde vem sendo assistido. Por uma condição de saúde pré-existente (asma), ele está sendo mantido na UTI do hospital, mas com quadro estável e sem necessidade do uso dos suportes de UTI. Já foi realizada a coleta de material do homem para as análises laboratoriais pelo Lacen-PE e IEC.

3º caso - O homem, de 32 anos, é pernambucano com histórico de viagem à Itália. Chegou nessa segunda-feira (24). O caso foi notificado nesta quinta-feira (27). Sintomas relatados: febre, dor de garganta e coriza.

4º caso - Homem, de 37 anos, com histórico de viagem para Itália. Chegou no dia 20 de fevereiro. O caso foi notificado nesta quinta-feira (27). Sintomas relatados: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. “Este homem de 37 anos apresentou alteração no raio-x de tórax, que pode ser complicação da infecção por coronavírus, mas também por outros vírus que levam a um comprometimento respiratório. Por este quadro, ele está na UTI do Huoc”, explicou Demetrius Montenegro, médico infectologista do Oswaldo Cruz.

5º caso - Mulher, 34 anos, com histórico de viagem para Itália. Chegou no dia 17 de fevereiro. Sintomas relatados: febre, tosse, dor de garganta e cefaleia.

Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe
Um dia após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que irá antecipar a campanha nacional de vacinação contra a gripe para o dia 23 de março. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, essa ação ocorrerá 23 dias antes do previsto. A confirmação foi dada nesta quinta-feira (27), durante coletiva, em São Paulo. A vacina, contudo, não previne contra o coronavírus.

O secretário de Saúde de Pernambuco relatou que a medida é um desafio imenso. “Seria ótimo antecipar a campanha, mas é um desafio imenso proposto pelo ministro da Saúde. Precisamos que os insumos cheguem (aos estados) a tempo para antecipar esta campanha. E tomara que ano que vem também já estejamos com a cepa de coronavírus dentro desta vacina”, disse André Longo.

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário