segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Placa no modelo Mercosul passa a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro


No próximo dia 31 de janeiro de 2020, as placas no modelo do Mercosul passam a ser obrigatórias em todo o País. O prazo foi estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em junho de 2019. As placas passarão a ser obrigatórias em veículos novos ou quando houver mudança de município, ou ainda, se o objeto for furtado ou danificado. A implantação foi adiada seis vezes e chegou a ser suspensa no Brasil, pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em 2018.

Placa do Mercosul


De acordo com o Contran, a placa contém itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, e, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, a nova combinação valerá por mais de cem anos.

Diferentemente das tradicionais de cor cinza, a placa é azul e branca e possui quatro letras e três números. Ela vem com um código único que contém todos os dados de confecção, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação. A nova placa está presente em dez estados brasileiros atualmente.

Fonte: JC

(Apoio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário