quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Quarta-feira dia das dicas de saúde bucal com o Dr Ricardo Tavares


A gravidez é um período único e valioso na vida de uma mulher. As gestantes enfrentam mudanças psicológicas, físicas e hormonais que criam condições adversas no meio oral,  o que pode vir a desenvolver muitos problemas bucais, como á cárie e doenças gengivais. No entanto, o atendimento odontológico a pacientes gestantes é um assunto bastante controverso, principalmente em função dos mitos que são baseados em crenças antigas sem fundamentação científica e o medo que a futura mamãe tem de que o tratamento odontológico possa trazer algum risco para saúde do seu bebê.

ENTÃO, POR QUE DEVO PROCURAR O CIRUGIÃO DENTISTA DURANTE A GRAVIDEZ?
Para conhecer a relação entre saúde bucal e saúde geral, a importância dos dentes e as alterações orais e hormonais que ocorrem na gravidez.

QUANDO DEVO PROCURAR O DENTISTA?
O ideal seria que toda mulher em período fértil visita-se seu dentista regularmente para prevenção e tratamento de possíveis doenças bucais. Caso isso não seja possível, no momento em que ela descobrir que está grávida é necessário procurar seu Dentista e informar da gravidez para planejar o pré-natal odontológico de acordo com cada trimestre da gestação e a necessidade de cada paciente.

GRÁVIDAS PODEM ARRANCAR/EXTRAIR DENTES?
SIM! Não só podem como devem, desde que o dente tenha indicação. O que não pode é a gestante ficar com dentes cariados, sentindo dor ou desenvolver alguma infecção de origem dentária.

E A ANESTESIA?
Nem todo anestésico deverá ser usado, existem os de  escolha para gestantes,  por isso a importância de avisar ao Dentista da gravidez. E os anestésicos que estão liberados podem ser usados durante todo período gestacional, na técnica e dosagem correta, pois eles não causam efeitos no bebê.

É VERDADE QUE O BEBÊ ROUBA O CÁLCIO DOS DENTES DA MAMÃE E POR ISSO A GESTANTE DESENVOLVE CÁRIE?
MENTIRA. No dente, o cálcio está em forma de cristal e não está disponível na corrente sanguínea. O cálcio necessário para formação do feto é o que a mãe ingere durante a alimentação. E o Nutricionista pode ajudar a gestante neste quesito. E a cárie é uma doença causada pela placa bacteriana e a fata da higienização correta, que deve ser combatida em todas as fases da vida, principalmente na gravidez.

DEPOIS DESSAS INFORMAÇÕES PROCURE SEU DENTISTA PARA PLANEJAR SEU PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO  E TER UMA GESTAÇÃO TRANQUILA E SAUDÁVEL.

Colaboração do Dr. Erivaldo Mendes.
Cirurgião Dentista e membro Oral Clin

Nenhum comentário:

Postar um comentário